top of page

APENAS AREIA?
Apenas areia e água. A água tem um efeito aglutinante nos grão de areia, o que lhe dá a resistência necessária para se trabalhar. Nas esculturas de maior dimensão damos uma ajuda à água compactando tudo com uma máquina especial: o “saltitão” Mais respostas

QUANTO TEMPO DURA UMA ESCULTURA EM AREIA?
Pode durar um dia ou meses, se pretendido. A areia é compactada antes de ser esculpida adquirindo uma resistência surpreendente. Para proteger a escultura dos elementos naturais, pulverizamos a superfície com uma pequena camada impermeabilizante.

E SE CHOVER?
Nada de grave acontece se chover. A escultura tem a capacidade de absorver a água da chuva e não põe em perigo a sua estrutura. Apenas a superfície pode ficar com alguma textura se a chuva for muito forte. Para proteger a superfície das esculturas mais duradouras, no exterior, aplica-se uma camada muito fina de um impermeabilizante.

E A SEGURANÇA?
Este é um ponto sensível da escultura em areia. Não é que se possa destruir um escultura de um momento para o outro mas uma criança que por curiosidade queira tocar em alguma parte da escultura pode causar alguns danos visíveis que podem requerer a presença de um escultor para recuperar. Essa situação é normalmente precavida com uma cinta ou corda decorativa em volta da escultura que a maior parte das pessoas interpreta como um sinal de “não passar”.
Maior problema é quando as esculturas estão expostas em locais abertos. Para prever actos de vandalismo, normalmente durante a noite, a área tem de ser vigiada por seguranças.

QUEM FAZ ESTAS ESCULTURAS
As esculturas em areia são executadas por escultores e técnicos profissionais da área. Pedro Mira é o escultor de areia português com mais experiência em eventos internacionais e, sempre que necessário, reune uma equipa de profissionais competentes incluindo alguns dos melhores e mais experientes escultores do mundo.  Por vezes outros profissionais são necessários para o sucesso de um evento. Designers, ajudantes, técnicos de compactação, operadores de máquinas, técnicos de iluminação e fotógrafos são habitualmente chamados a colaborar.

ONDE PODE SER CONSTRUÍDA UMA ESCULTURA EM AREIA?
Praticamente em qualquer lugar. É preciso, no entanto, adquirir licenças para construir em alguns locais públicos. Em certos locais também há que ter atenção à capacidade estrutural do chão para aguentar o peso da areia e a acessibilidade para o transporte da mesma. É necessário haver água corrente ou do mar e electricidade, se quisermos que seja iluminada.

QUANTO CUSTA UMA ESCULTURA EM AREIA?
Infelizmente, porque há imensos factores que influenciam o custo de uma escultura em areia, é impossível fazer uma tabela de preços.
Entre fazer uma escultura com um pequeno balde de areia ou organizar um evento com dezenas de escultores e milhares de toneladas de areia há uma infinidade de possibilidades.
Entre em contacto connosco e dê-nos mais pormenores sobre o evento que pretende organizar e teremos todo o gosto fazer uma estimativa de custos antes de avançarmos para um orçamento definitivo.

 

bottom of page